sexta-feira, 4 de abril de 2008

Aos que entram em nossas vidas...

Li hoje um texto enviado por uma amiga muito querida e que falava das pessoas que entram em nossas vidas e nos transformam. Pessoas que escolhemos ou nos escolhem...não sei bem a ordem ou a desordem dessa afirmação. Não sei nem mesmo o que existe de mágico, esotérico, espiritual, além da explicação cartesiana em tudo isso. Só sei que isso tem em mim uma significação real.

Através da vida conheci várias pessoas que me transformaram, ainda que apenas me permitindo ver, tal qual espelho, o que insistia em olhar com olhos cegos. Muitas outras tiveram influência direta nas minhas escolhas, nos meus caminhos, na maneira como passei a olhar a vida e suas múltiplas possibilidades. E parafraseando a linha inspiradora do texto que li, pessoas chegam às nossas vidas para nos fazer novas pessoas. Às vezes melhores, às vezes nem tanto. Mas novas e, eventualmente, surpreendentes pessoas.

É incrivelmente produtivo - e auto-perdoável - pensarmos em nós mesmos sob a luz da incoerência. Quero, sim, poder ser uma nova pessoa a cada dia. É libertador pensar que nos foi dada essa possibilidade, ainda que pelo olhar generoso do outro, d`aquele que nos transforma. Não quero dogmas, nem verdades absolutas e aprisionadoras. Quero ouvir - e já vivi essa experiência tantas vezes - a palavra que quebra minha cadeia atômica e me faz reconhecer uma luz, uma idéia, um comportamento, uma característica que quero trazer para mim.

Continuo conhecendo pessoas que me transformam, que injetam cimento novo em meus alicerces, que me fazem lembrar que posso e devo buscar sonhos, nem que seja só para sonhar juntos. E elas, sem dúvida, me fazem melhor a cada dia. Mais consciente até mesmo do que preciso fazer para amá-las em sua infinita dimensão.

4 comentários:

Karla Lemos disse...

A cada dia que nasce ao acordar fazemos escolhas. Gosto de pensar que posso trilhar caminhos diferentes e testar tudo novo. O controle e a mudança na rotina me seduz, poder escolher como ir, com quem e para onde ir... é um sentimento inigualável; mas não se compara a ser escolhido, aceito, compreendido e amado.... Karla

Ana Laura disse...

Eu adorei seu comentário e também seu blog.
Essa coisa de pessoas que nos transformam é tão conivente á minha realidade atual.

Se você ama Clarice, já é minha amiga!


Beijos

Vida em Palavras disse...

Concordo extamente com o que vc escreveu, sempre digo que há muito de nós nas pessoas que convivemos e há muito deles em nós.

Luciana Cecchini disse...

Sim, transformar-se continuamente. Mudar. Evoluir. Crescer. Continuar. Pessoas chegam e contribuem. Umas somam. Algumas subtraem. Tem as que dividem. E, sim, as que multiplicam conosco.

Somos fruto de toda essa matemática de sentimentos...

Bjo,

Luci:)))