sexta-feira, 16 de maio de 2008

Para os amigos de verdade

Outro dia, lendo um dos muitos blogs que visito, nem sempre diariamente, mas em freqüência prá lá de intensa, o tema falava de amigos. E li porque gosto do estilo de escrever da dona do blog, porque me sinto curiosamente injusta se começo a ler e não dou a chance ao autor de me convencer de fazê-lo até o final, e basicamente porque esse é um tema que me atrai.
A idéia do grande amor expresso nas grandes amizades me seduz completamente. Acho que um amor descompromissado das pequenas ranhuras – e dos infinitos prazeres – da comunhão sexual pode ser tão intenso quanto qualquer ensandecida paixão. E tal qual a ebulição incontrolável que nos invade quando nos apaixonamos, perceber em alguém a infinita sintonia que explica, nem sei se mediunicamente, o amor por um amigo é sempre deliciosa experiência.
Tenho grandes amigos, mais ou menos recentes, mais ou menos freqüentes, mais ou menos próximos. Acho até que tenho histórias cármicas com alguns, para quem sequer me revelo porque já me vi em seus olhos e isso será sempre a mais profunda revelação.
Tenho filhos e para quem não os têm é difícil compreender a imensidão de um amor incondicional. Mas que também é responsável, formador, parametrizador. Portanto, comprometido. Embora único.
O amor amigo é sem conta conjunta, não emite fatura, não incorpora a fraternidade das relações longas. É só a certeza de um ouvir sem análise ou pelo menos sem julgamento. Talvez só argumentação, reflexão, choro e riso em generosas doses. É o olhar que observa e pondera; que sugere e aponta; que diz da forma mais condescendente e protetora. Porque não é preciso tocar na parte frágil; não é preciso incomodar. Só ficar por perto, só fazer-se perto.
Amigo mesmo é assim. E muitos dos meus vão se reconhecer nessas linhas blogueiras.

8 comentários:

João Luis Guedes P. Pereira disse...

A amizade é algo realmente importante nessa vida. A verdadeira amizade é uma pérola de valor inestimável. Ao mesmo tempo em que é algo sólido, também é frágil. Ela requer um certo cuidado, um certo carinho, uma certa correspondência, nada muito demais, nada sufocante, mas na medida certa.Compreensão e tolerância também são essencias, não só na amizade, mas como em qualquer outro relacionamento.
Saber cultivar essa amizade é uma arte que a gente vai aprendendo e errando através do caminho da vida. Felizmente, também, ao longo da vida achei grande amigos, antigos e novos, poucos mas qualitativos, os quais tenho o maior carinho e respeito.
E vc, Vê, com certeza é um deles...

Já dizia Milton Nascimento:

Amigo é coisa pra se guardar
Debaixo de sete chaves
Dentro do coração
Assim falava a canção...

Bjs

Cris Medeiros disse...

Amigos são jóias raras!

Dou mais importância a uma amizade do que a uma paixão dessas sensuais... rs

Beijos

Camilla Tebet disse...

Adorei suas palavras sobre amor amigo. Amor amigo é assim mesmo. Um amigo me disse uma vez que amigos são famílias que escolhemos. E é verdade. PAra mim o amigo é aquele que entende o meu silêncio e meu barulho, sem me julgar. Seu texto é lindo, um texto de quem sabe ser amiga.
Abs

Bruna Waltrick disse...

Ois
Paxa lá??
Queria muito a sua visita *.*
Adoro ter vc lá...e Maísa idem ^^
Bom...eu amei seu blog...bjx Bruna!

Carlos André disse...

Lindo Vê, quero que saiba o quanto vc é importante como AMIGA E MENTORA em minha vida. Agradeço a Deus por todos os meus amigos.
Bjs André.

Nathália E. disse...

Particularmente, sou uma pessoa movida a amizades. Rs
Tenho um profundo respeito e encantamento pelos meus amigos.
E quero que seja assim pra sempre.

Beijo!

Camilla Tebet disse...

A pedidos dei continuidade à história.heheheh. Beijos

Unknown disse...

Lindo!!!
Me senti muito confortada ao lê-lo. Tenho certeza que faço parte dele. Assim como você faz parte dos meus grandes amigos, sempre!

Bjs