segunda-feira, 23 de junho de 2008

Porque amar dá trabalho

Não sou alguém a quem todos amem ou só teçam elogios. Carrego equívocos milenares, alguns que certamente vivi e repeti também em outras vidas. Sou voluntariosa, personalista, meio rebelde, meio insensata, teimosa e até obsessiva. Mas a minha versão combo dá de brinde alguns ingredientes que até atraem pessoas ao meu mundo. E a esses me dedico. Porque acho que dedicação é fundamental na expressão do amor. E ser dedicado nada tem de subserviência ou submissão. É entrega no limite do que é possível, do que é real porque pode e deve sempre ser transfigurado em gestos. De perdão, compreensão, decepção, frustração.....e não necessariamente nessa ordem.
É que amar dá um trabalho imenso. É preciso querer muito e sempre. Atravessar fortalezas, romper diques, investigar párocos, enfrentar dragões, conquistar a Ásia, a Oceania e mais 24 territórios. Pior mesmo é quando nesse ofício você procura a excelência. E eu, confesso, procuro sim. Quero o ISO-9001. Nem quero pensar em me doar pela metade.Se for pela metade é melhor não ser. Amar é coisa prá se fazer por inteiro. E quanto mais amo mais sei que não existem salvaguardas, áreas de escape ou indulgências. Porque as consequências desse amor e suas dores serão também e sempre intensas. Por isso é preciso querer de verdade o bem que o amor pode nos proporcionar. E engolir em seco, contar até mil, fazer personagens... E cultivar, aguar, replantar cotidianamente. Dá um trabalho imenso. É quase um Moysés abrindo o Mar Vermelho.
E embora sejamos frequentemente preguiçosos, não posso porque não quero permitir que o comodismo retire de mim a incrível capacidade de amar. E que me faça amendrontada diante do que o bem do amor pode me trazer.
Não vou desistir nunca de cultivar os meus amores. E de tratá-los bem, ainda que escorregando nos equívocos ancestrais que teimam em colocar-nos em lados opostos. Quero a dedicação messiânica e consciente porque ela - tenho certeza disso - é a minha melhor ferramenta.

14 comentários:

Cris Medeiros disse...

Lindo post!

Beijos

Camilla Tebet disse...

Puxa vida, que declaração corajosa e honesta de si mesma. Só isso já é uma dedicação digna de ISO 9001 de amor.
Adorei a crueza e a necessidade do texto.
Bjos

Monique Frebell disse...

Esse texto me fez lembrar da música do Djavan:

"O que é o sofrer para mim que estou jurado pra morrer de amor?"

Todos nós somos predestinados a sofrer e morrer de amor, e isso realmente dá trabalho!

MOnikisse!

Br disse...

Oie, tudo bem?
passei por aki e amei seu blog.
ah com certeza amar dá trabalho.

bjos

Zek disse...

Amar da trabalho ???? e quanto .... praticamente um boia fria!!

Bacana teu blog, adoro papo de menina... no melhor sentido do termo !!

Karla Lemos disse...

Ao invés de uma versão combo, que quero, sem nenhum ingrediente faltando. Sou um pacote fechado e cheio de supérfulos. Espero que me agüente sempre. AMIGA!!!
Amar dá muito trabalho, imagina, para quem ainda está no jardim de infância...
Chego lá!!! bjs

Maldito disse...

Muito Excelente,...amei cada frase, o texto todo tem uma cadência impar!
Bjs

Joice Worm disse...

É mesmo amiga, Amar, só se for inteiro. Não existe amar menos que amar "todo".

aluaeasestrelas disse...

É verdade: amar dá muito trabalho... E ser amada, e se conhecer, e se mostrar e aprender... Tudo dá trabalho, mas tudo também é realmente incrível e imprescindível. Muito lindo!!!
Bjos.

Marcelo disse...

"Nem quero pensar em me doar pela metade.Se for pela metade é melhor não ser. Amar é coisa prá se fazer por inteiro."
Olha...Faço dessas as minhas palavras.
Amar só vale se for integralmente.
Não existe meio-amor assim como não existe meia-vida.

Beijinhos

Narradora disse...

Adorei o texto.
Concordo contigo... tudo e todo.
Bjs

Lucia Laureano disse...

Se não desse trabalho, não seria tão bom...
Adorei o post!
bjs,

mundo azul disse...

Ama minha amiga, do jeito que você sabe e gosta! Isso é importante!
Gostei do seu texto...
Beijos de luz!!!

Juliana David disse...

Doar-se po inteiro num amor é algo divino e assustador. Divino se souber seus limites e do outro. Assustador se não enxergar esses limites. E neste momento tudo vira uma coisa só, e seus sentimentos e os do outro viram uma coisa só. Neste momento então amar não se torna mais um prazer e sim um desafio de conseguir amar sem peder sua identidade.

Beijos. Juliana David. Eu Pensamentos e Poesia