sexta-feira, 30 de janeiro de 2009

Criative-se

Nunca pensei em fazer nada que não fôsse a profissão que exerço. Sempre quis ser jornalista e, dentro da carreira, já atravessei períodos solares e lunares. Escrevi de textos sobre economia à vida mundana das celebridades. Fui repórter, redatora, coordenadora editorial e nos últimos quatro anos sou gerente editorial de uma editora científica. Aliás, para os que não sabem, informo que faço há muitos anos jornalismo científico. 90% dos clientes da editora onde trabalho são empresas do segmento farmacêutico e seus projetos dirigidos à classe médica.
Ainda assim escrevo muito. No blog e no mundo real. Neste, obviamente, nem sempre com prazer ou mesmo inspiração. Ah...vale informar que acumulo a gerência comercial também, o que me leva não apenas ao mundo dos números, mas também para o da rentabilidade, juros, movimentação bancária, investimento, empréstimo.....grana, enfim.
Assim, como boa parte da população brasileira, passeio entre a realização e a necessidade financeira. Pessoal e da empresa também. E nesse liquidificador de emoções, que mistura o desejo do cliente, o palpite do cliente, o desconhecimento do cliente e a minha visão do projeto, do texto, do conceito editorial....nem sempre navego em águas calmas, muito menos com o delicioso sentimento da realização.
Foi pensando em tudo isso, e querendo voltar a viver o sonho social-libertário do ofício só pelo bem e o prazer do ofício, que pensei num espaço virtual onde estivessem reunidas pessoas que, como eu, gostariam de encontrar um espaço onde pudessem criar - e divulgar - o que fazem e sem a preocupação de fazer disso um caminho para ganhar dinheiro. Embora seja ótimo se a grana acontecer.
Enfim, em muito breve estará no ar o Criative-se ( www.criativesse.blogspot.com), espaço virtual onde eu e mais quatro profissionais liberais das áreas do Design Gráfico, Publicidade, Farmácia e Arquitetura, possamos ser mais do que experimentamos em nossas vidas profissionais. Ou seja, mentes criativas com espaço para produzir o que nos dá prazer e fazendo desse novo planeta um show-room colorido de nossas idéias e projetos nas áreas do design, fotografia, decoração, festas, drinks......e textos também, é claro. Uma palavra para tudo isso? Criative-se e será fácil entender e desejar
Bom...é sermpre tempo de ser mais feliz!

11 comentários:

Karla Lemos disse...

Gostei do seu texto... admiro a sua capacidade de falar de você mesma, sem nenhum subterfúgios. Nem todos são assim...é bom se conhecer e reconhecer para poder falar de si mesmo de forma tão segura.
Parabéns, bjs

João Luis Guedes P. Pereira disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Beta Bernardo disse...

Tô aqui pra prestigiar o espaço, pra dizer que gosto do jeito que escreve e pra deixar registrado que estou feliz e me sentindo privilegiada por fazer parte do Criative-se.
Que tenhamos muita inspiração, idéias e projetos legais!!!
Bjks

João Luis Guedes P. Pereira disse...

Parabéns pela iniciativa e pela colocação em prática de algo tão legal!
Vocês todas são profissionais qualificadas e pelo conhecimento que detêm às vezes são sub-aproveitadas, mas não por escolha, mas sim por condição do momento. O fato de trabalharem junto à indústria farmacêutica, faz com se abra um leque de oportunidades, mas também deixa de fora toda uma gama de trabalhos, desejos e anseios que de certas forma acaba não completando vocês ou até mesmo frustando as expectativas.
Portanto, acho que nesse espaço "super-a-calhar" que criaram, todo o potencial de vocês, mulheres independentes e inteligentes, poderá ser colocado em prática para não só se realizarem, mas também para divulgarem o que sabem e mais importante promoverem a troca de informação e conhecimento. E como a Verônica falou; e se rolar uma grana..Que bom!!
Beijos e boa sorte na empreitada!!

Janaina Amado disse...

De volta das férias, no retorno aos blogs passei aqui para curtir seu texto e a beleza do seu espaço. Vou me ligar no criativesse!

Anônimo disse...

Gosto tanto de teus textos. E estou ligado no criative-se.

Menina do Rio disse...

Veronica? Sou eu, rs...

Pois é xará, nada como fazer o que se gosta e sem cobranças.

E obrigada pela visita e pelo comentário.

Não sou jornalista, mas não sei viver sem escrever.

Virei ver-te outras vezes

Um beijo pra ti

Ruberto Palazo disse...

Acredito piamente no poder da criatividade, da liberdade de expressarmos, na vontade da liberdade das nossas mentes.... uso e abuso da criatividade, e por que nao dizer que em epoca de crise ela se torna um grande ponto no meio de um mar de idéias repetidas?

Já to lá...

Beijos

[ rod ] ® disse...

Vim atrás de toda a sua criatividade e de vertentes inteiras de uma jornalista em ebulição.

Bjs moça,









Novo Dogma:
pedRas...


dogMas...
dos atos, fatos e mitos...

http://do-gmas.blogspot.com/

luis lourenço disse...

li com atenção...interessante esse projecto de criativizar mais livre e sem constrangientos de inspiração.terei muito prazer em visitar vocês.

bjinhos

véu de maya

T. disse...

Obrigada pela visita e por comentar e tentar entender a minha cabecinha.
Adoro saber que tem gente no mundo que ainda tenta entender as outras pessoas.

Adorei seu blog.