sexta-feira, 30 de janeiro de 2009

Criative-se

Nunca pensei em fazer nada que não fôsse a profissão que exerço. Sempre quis ser jornalista e, dentro da carreira, já atravessei períodos solares e lunares. Escrevi de textos sobre economia à vida mundana das celebridades. Fui repórter, redatora, coordenadora editorial e nos últimos quatro anos sou gerente editorial de uma editora científica. Aliás, para os que não sabem, informo que faço há muitos anos jornalismo científico. 90% dos clientes da editora onde trabalho são empresas do segmento farmacêutico e seus projetos dirigidos à classe médica.
Ainda assim escrevo muito. No blog e no mundo real. Neste, obviamente, nem sempre com prazer ou mesmo inspiração. Ah...vale informar que acumulo a gerência comercial também, o que me leva não apenas ao mundo dos números, mas também para o da rentabilidade, juros, movimentação bancária, investimento, empréstimo.....grana, enfim.
Assim, como boa parte da população brasileira, passeio entre a realização e a necessidade financeira. Pessoal e da empresa também. E nesse liquidificador de emoções, que mistura o desejo do cliente, o palpite do cliente, o desconhecimento do cliente e a minha visão do projeto, do texto, do conceito editorial....nem sempre navego em águas calmas, muito menos com o delicioso sentimento da realização.
Foi pensando em tudo isso, e querendo voltar a viver o sonho social-libertário do ofício só pelo bem e o prazer do ofício, que pensei num espaço virtual onde estivessem reunidas pessoas que, como eu, gostariam de encontrar um espaço onde pudessem criar - e divulgar - o que fazem e sem a preocupação de fazer disso um caminho para ganhar dinheiro. Embora seja ótimo se a grana acontecer.
Enfim, em muito breve estará no ar o Criative-se ( www.criativesse.blogspot.com), espaço virtual onde eu e mais quatro profissionais liberais das áreas do Design Gráfico, Publicidade, Farmácia e Arquitetura, possamos ser mais do que experimentamos em nossas vidas profissionais. Ou seja, mentes criativas com espaço para produzir o que nos dá prazer e fazendo desse novo planeta um show-room colorido de nossas idéias e projetos nas áreas do design, fotografia, decoração, festas, drinks......e textos também, é claro. Uma palavra para tudo isso? Criative-se e será fácil entender e desejar
Bom...é sermpre tempo de ser mais feliz!

11 comentários:

Penso e Sinto disse...

Gostei do seu texto... admiro a sua capacidade de falar de você mesma, sem nenhum subterfúgios. Nem todos são assim...é bom se conhecer e reconhecer para poder falar de si mesmo de forma tão segura.
Parabéns, bjs

joaoguedespereira disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Roberta disse...

Tô aqui pra prestigiar o espaço, pra dizer que gosto do jeito que escreve e pra deixar registrado que estou feliz e me sentindo privilegiada por fazer parte do Criative-se.
Que tenhamos muita inspiração, idéias e projetos legais!!!
Bjks

joaoguedespereira disse...

Parabéns pela iniciativa e pela colocação em prática de algo tão legal!
Vocês todas são profissionais qualificadas e pelo conhecimento que detêm às vezes são sub-aproveitadas, mas não por escolha, mas sim por condição do momento. O fato de trabalharem junto à indústria farmacêutica, faz com se abra um leque de oportunidades, mas também deixa de fora toda uma gama de trabalhos, desejos e anseios que de certas forma acaba não completando vocês ou até mesmo frustando as expectativas.
Portanto, acho que nesse espaço "super-a-calhar" que criaram, todo o potencial de vocês, mulheres independentes e inteligentes, poderá ser colocado em prática para não só se realizarem, mas também para divulgarem o que sabem e mais importante promoverem a troca de informação e conhecimento. E como a Verônica falou; e se rolar uma grana..Que bom!!
Beijos e boa sorte na empreitada!!

Janaina Amado disse...

De volta das férias, no retorno aos blogs passei aqui para curtir seu texto e a beleza do seu espaço. Vou me ligar no criativesse!

Diego disse...

Gosto tanto de teus textos. E estou ligado no criative-se.

Menina do Rio disse...

Veronica? Sou eu, rs...

Pois é xará, nada como fazer o que se gosta e sem cobranças.

E obrigada pela visita e pelo comentário.

Não sou jornalista, mas não sei viver sem escrever.

Virei ver-te outras vezes

Um beijo pra ti

Ruberto Palazo disse...

Acredito piamente no poder da criatividade, da liberdade de expressarmos, na vontade da liberdade das nossas mentes.... uso e abuso da criatividade, e por que nao dizer que em epoca de crise ela se torna um grande ponto no meio de um mar de idéias repetidas?

Já to lá...

Beijos

[ rod ] disse...

Vim atrás de toda a sua criatividade e de vertentes inteiras de uma jornalista em ebulição.

Bjs moça,









Novo Dogma:
pedRas...


dogMas...
dos atos, fatos e mitos...

http://do-gmas.blogspot.com/

Véu de Maya disse...

li com atenção...interessante esse projecto de criativizar mais livre e sem constrangientos de inspiração.terei muito prazer em visitar vocês.

bjinhos

véu de maya

Uma bebida e um amor sem gelo, por favor. disse...

Obrigada pela visita e por comentar e tentar entender a minha cabecinha.
Adoro saber que tem gente no mundo que ainda tenta entender as outras pessoas.

Adorei seu blog.